Conheça os benefícios da Pipoca

Que é uma delícia você já deve saber, mas você sabia que a pipoca tem grandes benefícios para a saúde? Estudos apontam que uma porção de pipoca contém mais antioxidantes do que frutas e legumes.

Entenda como funciona, o milho contém uma quantidade de líquido dentro, quando aquecido, a pressão aumenta e estoura virando a querida e deliciosa pipoca. Na história existem evidências de que a pipoca foi parte importante da alimentação nos tempos antigos.

A pipoca é um alimento saudável, mas lembre-se, os benefícios terminam quando acrescentamos sal, manteiga e coberturas. Talvez seja por isso que as pessoas tem a visão de ser um alimento não saudável. No entanto, a pipoca é um ótimo alimento e aquecer é suficiente para transformar o milho em pipoca, não há necessidade em utilizar azeites ou óleos vegetais.

Conheça alguns dos benefícios da pipoca

O milho é rico em fibras, o que ajuda na saúde digestiva, mantém você saciado além de proteger conta o câncer de cólon. Devido ao seu alto teor de fibra, comer pipoca pode ajudar a deixar os intestinos saudáveis, essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo e do sistema imunológico.

O milho é rico em vitaminas B, incluindo a vitamina B3, B5 e B6. As vitaminas  do complexo B são essenciais para regularizar vários sistemas corporais, como estimulantes na produção de energia. A vitamina B3, também conhecida como niacina, foi estudada e pelo seu potencial pode ajudar a aliviar naturalmente a depressão, fazendo da pipoca um “alimento de conforto” no sentido literal. O fósforo também está presente no milho, e trata-se de um mineral que auxilia na saúde óssea bem como no funcionamento de muitos tipos de células.

Pipoca é livre de glúten. Finamente moído, ele pode ser usado no lugar de pão ralado para empanar frango e peixe, ainda pode-se utilizá-la em saladas como croutons.

Carboidratos  são a principal fonte de combustível para o corpo, você precisa diariamente do seu consumo. Muitas pessoas tem medo de ingerir carboidratos e isso refletir no peso, mas você só precisa escolher o tipo certo de alimento, a pipoca feita da maneira tradicional é ideal para consumo de carboidrato, sendo que 28 gramas de pipoca contêm aproximadamente 22 gramas de carboidratos.

A pipoca é um bom alimento para controlar o colesterol, composta de fibras, pode ajudar na eliminação do excesso de colesterol dos vasos sanguíneos reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além de controlar o colesterol através das fibras presentes na pipoca, também regula o açúcar no sangue, a digestão e absorção dos alimentos é mediana, consequentemente regula a liberação de açúcares e insulina no sangue. Por isso, diabéticos, tem passe livre para o consumo desde que seja feito o modo clássico de preparo.

Se está focado em manter ou perder peso, a pipoca pode ser grande aliada, 28 gramas de pipoca contém cerca de 108 calorias e se o consumo for moderado pode ser benéfico já que a quantidade de fibras encontradas na pipoca levam saciedade, além de inibir a liberação do hormônio da fome.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *