Entenda como que o milho da pipoca estoura

O milho que utilizamos para estourar a pipoca é composto de água, amido e uma casca dura, mas você sabe por que a pipoca estoura? Ou por que ela deixa de estourar? Vamos lá, neste artigo vamos explicar tudo para que você vire um expert em pipoca.

O segredo que faz com o que o milho estoure é a água, isso mesmo, a clássica e conhecida H20. Localizada no interior do grão junto com o amido e ao ser aquecido funde à umidade criando bolhas que ficam ali presas, essa expansão faz com que os grãos explodam, o núcleo do grão fica visível ao se tornar aquela parte branca e fofinha que adoramos.  A casca do milho de pipoca é quatro vezes mais resistente em comparação ao milho verde, isso contribuiu para o estouro já que ajuda a reter a pressão no interior.

No processo de aquecimento as moléculas de ar sofrem aceleração suficiente para aumentar em mais de 20 vezes o volume do grão. A pressão do vapor interno chega a 10kg/cm², cinco vezes maior que a de um pneu de carro.

Mas o que acontece que nem todos estouram?

Alguns grãos de milho não estouram porque em sua produção acabaram expostos demais ao calor, o que fez com que o grão ficasse sem a água em seu interior ou pela casca apresentar furinhos que não deixam que a pressão suficiente e necessária para estourar o milho seja atingida. Quer testar e confirmar que é por isso que não estoura? Você pode pegar milhos de pipoca e furar a casca com um alfinete, elas não vão estourar depois disso porque através dos furos será liberado o ar e não deixará a pressão concentrada ser suficiente para o estouro. Você pode também deixar os grãos no sol por vários dias, não irão estourar, pois aquela água no núcleo do milho secará e impedirá que o vapor crie pressão suficiente.

Saiba mais…

– Grãos de pipoca podem estourar sozinhos na areia do deserto.

– O milho de pipoca que não estoura é chamado de piruá.

– A pipoca é rica em antioxidantes.

– O estouro da pipoca pode chegar até um metro de altura.

– Existem dois formatos de pipocas, floco de neve e cogumelo.

– A parte fofinha da pipoca que comemos é o amido que estava gelatinoso no interior do milho.

– O grão de milho para pipoca é menor, mais arredondado e com a casca mais resistente que o milho comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *