Pipoca tem ação antioxidante

Um punhado de milho numa panela no fogo, com ou sem um fiozinho de óleo, bem elaborada com cobertura ou da maneira tradicional, uns minutinhos e tcharam! Alguns minutos depois e muitas pipocas. Em muitas discussões é vilã para a saúde, mas claro, evitando o sal entre outros complementos, ela fica como a mocinha da história, o que define seu papel somos nós e nossos desejos.

Conforme estudos, a pipoca reúne mais antioxidantes que uma porção de frutas ou verduras. O que faz dela uma grande aliada na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão do envelhecimento precoce ao câncer.

Sabe aquela casquinha que insiste em ficar em meio aos dentes? As substâncias mais importantes da pipoca estão ali, na casca. Outra curiosidade, é da cor da pipoca, se você escolher um milho que após estourar resulte em uma pipoca amarelinha natural, saiba que aquela parte branquinha fofinha é fonte de carotenoides, e que também atuam como antioxidante e no corpo são convertidas em vitamina A.

Embora a pipoca não conter quantidades significativas de quaisquer nutrientes, ela fornece uma quantidade satisfatória de vitaminas B, niacina, B6 e folato, além dos minerais de magnésio, manganês, fósforo, zinco, cobre e ferro. Uma xícara de pipoca possui 6 gramas de carboidratos, o que é pouco, desde que seja feita de forma natural sem gorduras. A pipoca em si não contém gorduras saturadas ou trans, aquelas que são consideradas ruins para a sua saúde.

A pipoca contém nutrientes e compostos que estão associados com:

  • Regular o açúcar no sangue;
  • Melhora a digestão;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Prevenção do cancro.

A pipoca de forma saudável é feita da maneira tradicional: no fogão ou com a Mais Pipoca, sem óleos e complementos.  É um alimento barato que se encaixa até mesmo num orçamento pequeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *