Benefícios da casca da pipoca
Cine Mais Pipoca: Fome de Poder, a história do McDonald’s
20/04/2018
Dicas para alcançar o sucesso com vending machines
26/04/2018

Antes de comer a próxima porção de Mais Pipoca 0% adição de gordura, você precisa entender como isso tudo acontece: por que ela é essencial para a nossa saúde; por que ela para bem ali.

Como a pipoca estoura?

Antes de começarmos a ficar irritados com a tão conhecida casquinha que fica presa entre a gengiva e o dente, temos que entender como ela para por ali, ou então, tudo que ela sofre para chegar ali. Isso tudo acontece porque o grão de pipoca tem uma casca quatro vezes mais forte que outros milhos que comemos. Sabe, aquele da canjica e do milho verde tão saboroso?

O segredo está na água que o milho da pipoca contém. Aproximadamente composto por 14% de água, o calor que o micro-ondas ou a panela causa faz com que essa água se transforme em vapor, junto com o amido gelatinizado que tenta sair e empurra a casca grossa da pipoca. Nessa parte, CUIDADO, porque ela pula, e pula bem alto! A pressão criada pela água e o amido alcançam cinco (ISSO MESMO) cinco vezes mais que um pneu de carro.

E aquela esponjinha branca?

Você já viu o pneu de um carro estourar? A pipoca é a mesma coisa. A pressão é tanta que a casca grossa, conhecida por pericarpo, abre inteira. A partir do momento que o pericarpo que antes era embrião com todo o material genético entra em contato com o ar, aí sim, finalmente o amido gelatinizado se transforma naquela esponja branca que comemos.

E por qual razão, às vezes, ela não estoura?

Seguindo o raciocínio do pneu do carro, quando ele fura o ar vai saindo e ele não estoura do mesmo jeito. A casca da pipoca, quando está rachada ou é mais mole do que o normal, deixa o vapor da água - que tem dentro - vazar e a pipoca não estoura.

Podemos dizer também que quando a pipoca contém falhas em sua composição, com pouca água ou água em excesso, ela também não vai estourar. Interessante, em? Aprenda mais sobre curiosidades e saia contando para seus conhecidos agora mesmo!

E sobre os benefícios?

Falar dos benefícios da pipoca é tarefa fácil. E grande parte dos benefícios estão na casca da pipoca porque é ela que preserva a parte externa do milho. Antioxidantes, polifenóis, vitaminas do complexo B, manganês, magnésio, e fibras parecem complicar a vida de quem procura entender todos os benefícios da pipoca para a nossa dieta. Sabendo disso, a Mais Pipoca lista alguns dos benefícios que o nosso organismo recebe:

> Ajuda a combater doenças cardíacas (por causa dos antioxidantes)
> Auxilia no controle do diabetes (por causa das fibras)
> Auxilia na perda de peso (por causa das fibras e poucas calorias)
> Previne o envelhecimento precoce (por causa dos radicais livres)
> Fonte de energia e prevenção de doenças (por causa das vitaminas)
> Combate doenças cardiovasculares
> Melhora o sistema digestivo

E MUITO MAIS!

Continue lendo sobre a pipoca como um alimento universal que serve para todas as idades!

Os comentários estão encerrados.